sexta-feira, 15 de abril de 2011

200 anos de Santo Antônio da Patrulha ...

Santo Antônio da Patrulha é um dos quatros primeiros municípios do Rio Grande do Sul, com colonização basicamente de origem açoriana, com o decorrer do tempo passou a ser ocupado também por italianos, alemães e poloneses.
Em 1760 foi elevado da condição de Freguesia para em 1809, passar a Vila e em 03 de abril de l811 foi instalado o município de Santo Antônio da Patrulha que recebeu esta denominação em função das patrulhas instaladas em seu território objetivando a cobrança de impostos para a Coroa portuguesa.
O município de Santo Antônio da Patrulha em 1809 foi elevado à condição de “Vila”. Simultaneamente Rio Grande, Rio Pardo e Porto Alegre, receberam a mesma condição e formam assim os quatro municípios mais antigos do Rio grande do Sul.
No início de 1743, se estabelece efetivamente na atual sede do município com “roças e casas”, o Sr. Inácio José de Mendonça e Silva, que servia como soldado nessa “Guarda”. Ele e sua esposa, Margarida Exaltação da Cruz são considerados os fundadores do município, pois resolveram construir em suas terras uma capela onde hoje se localiza a Pira da Pátria na Avenida Borges de Medeiros – Cidade Alta. A Capela levava o nome de Santo Antônio e em volta dessa, começa a surgir um povoado.
Neste ano, o município está comemorando 200 anos.

Na Escola foram realizadas várias atividades para comemorar esta data tão importante para o povo patrulhense, como produção textual, quebra-cabeças, desenhos, painéis e assistimos documentário sobre o Município.

Parabéns Santo Antônio da Patrulha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário