sábado, 30 de abril de 2011

Relatório da Oficina Ambiental na APAE...

E.M.E.F. Manoel Machado dos Santos

Nome: Filipe Klenikauf dos Santos

Idade: 11 anos

Série: 4 ª série


No dia vinte e sete de abril de dois mil e onze, nós alunos do 4º ano e da 4ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Machado dos Santos, participamos de uma oficina ambiental no Núcleo de Educação Básica da APAE em Santo Antônio da Patrulha. Neste dia aprendemos a montar o kit da minhocasa (minhocário) onde o senhor Antônio Schneider falou do que era preciso colocar dentro das caixas (minhocasa): 1ª caixa fica vazia com uma torneira que é onde fica o líquido (nutrientes); na 2ª caixa colocasse tronco de bananeira, folhas verdes, esterco, jornal amassado e molhado; 3ª caixa vai esterco, cascas e restos de alimentos. Entre cada caixa um plástico preto com um furo bem grande no meio para evitar moscas. No fundo das caixas tem que ter muitos furos, menos na caixa que há a torneira. As minhocas ficam na caixa de cima e esta deve ser tampada para não entrar moscas e nem mau cheiro. Com a bióloga Miriam Borba realizamos o transplantio de mudas de árvores para sacos plásticos, com terra e húmus. Cada aluno plantou uma muda de árvore nos saquinhos e cada um levou uma muda de árvore para a sua casa.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Oficina de Educação Ambiental na APAE...

No dia 27 de abril, os monitores do Projeto Dourado do 4º ano e 4ª série da E.M.E.F. Manoel Machado dos Santos juntamente com a coordenadora Márcia Santos, participaram de uma oficina ambiental no Núcleo de Educação Profissional da APAE em Santo Antônio da Patrulha referente aos projetos " Destinação adequada de resíduos orgânicos para a preservação do Meio Ambiente e geração de renda" e "Preservar o Meio Ambiente para manter a vida florida".
Os monitores aprenderam com o sr. Antônio Schneider a montar o kit minhocasa (minhocário) e participaram da palestra da bióloga Miriam Borba do Departamento Municipal de Meio Ambiente de SAP.
Os participantes realizaram com a bióloga Miriam, do transplantio de algumas mudas de árvores para saquinhos com terra, que no final do evento foram distribuídos para os interessados.

Conhecendo e Divulgando as águas e banhados do meu Município...

No dia 20 de abril (quarta-feira) no auditório da Refinaria Alberto Pasqualini - REFAP, aconteceu o lançamento das peças de educação ambiental produzidas pelo Programa Permanente de Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.
Na ocasião estiveram presentes a Secretária Estadual do Meio Ambiente Jussara Cony, prefeitos, representantes municipais e da REFAP, membros do COMITESINOS e coordenadoras municipais do Projeto Dourado para a entrega dos kits com mapas em pôsteres, banners e cópias digitalizadas eferentes ao projeto "Conhecendo e Divulgando as águas e banhados do meu município".Santo Antônio da Patrulha foi representado no evento pelo sr. Clóvis Salazar , Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, pelo sr. Fladimir Schimit técnico da EMATER e pela professora Márcia Santos coordenadora municipal do Projeto Dourado.A professora Márcia Santos apresentou o mapa ilustrativo do município de Santo Antônio da Patrulha.
Após apresentação foi entregue ao representante do Prefeito Municipal, sr. Clóvis Salazar um kit contendo um mapa de cada município participante no projeto Dourado.




sexta-feira, 15 de abril de 2011

200 anos de Santo Antônio da Patrulha ...

Santo Antônio da Patrulha é um dos quatros primeiros municípios do Rio Grande do Sul, com colonização basicamente de origem açoriana, com o decorrer do tempo passou a ser ocupado também por italianos, alemães e poloneses.
Em 1760 foi elevado da condição de Freguesia para em 1809, passar a Vila e em 03 de abril de l811 foi instalado o município de Santo Antônio da Patrulha que recebeu esta denominação em função das patrulhas instaladas em seu território objetivando a cobrança de impostos para a Coroa portuguesa.
O município de Santo Antônio da Patrulha em 1809 foi elevado à condição de “Vila”. Simultaneamente Rio Grande, Rio Pardo e Porto Alegre, receberam a mesma condição e formam assim os quatro municípios mais antigos do Rio grande do Sul.
No início de 1743, se estabelece efetivamente na atual sede do município com “roças e casas”, o Sr. Inácio José de Mendonça e Silva, que servia como soldado nessa “Guarda”. Ele e sua esposa, Margarida Exaltação da Cruz são considerados os fundadores do município, pois resolveram construir em suas terras uma capela onde hoje se localiza a Pira da Pátria na Avenida Borges de Medeiros – Cidade Alta. A Capela levava o nome de Santo Antônio e em volta dessa, começa a surgir um povoado.
Neste ano, o município está comemorando 200 anos.

Na Escola foram realizadas várias atividades para comemorar esta data tão importante para o povo patrulhense, como produção textual, quebra-cabeças, desenhos, painéis e assistimos documentário sobre o Município.

Parabéns Santo Antônio da Patrulha...

domingo, 3 de abril de 2011

Projeto Escola que Faz...

No dia 29 de março, iniciou na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Machado dos Santos as oficinas do Projeto"Escola que Faz", promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio da Patrulha.
As oficinas de Expressão Corporal, Letramento e Recreação, acontecerão na Escola as terça e quintas-feiras no turno inverso (à tarde).

Oficina: Expressão Corporal